FALCÕES DA JUSTIÇA
Jusistem promove a certificação aberta de agentes da justiça, voluntários ou pagos por demanda, através de fundo-seguro judicial e/ou por performance com participação percentual em fundos recuperados. O objetivo é substituir os atuais ineficientes sistemas estatais nacionais por um sistema global com certificação aberta de agentes.

Certificação global de Agentes da Justiça como voluntários ou profissionais, pagos por demanda por Fundo-Seguro Judicial (J-Juizes, J-Defensores e J-Policiais) e por 3% da restituição de danos (J-Promotores, J-Investigadores e J-Informantes).

J-INFORMANTES

Cidadãos informam J-policiais, J-investigadores e/ou J-promotores sobre crença em dano causado a si mesmos ou a outros. Se possível devem obter certificação qualificante como J-informante para conceitualizar objetivamente os fatos, identificando com provas circunstanciais, testemunhais e/ou materiais o causador do dano, se houve premeditação e se há perigo de dano premeditado serial/frequente caracterizando probabilidade substancial de repetição futura do dano. Se a qualificação conceitual dos cidadãos é baixa, os agentes farão a conceituação adequada e após ouvirem a versão do causador do dano, decidirão se repassam a acusação a um J-promotor e J-defensor para que estes redijam uma acusação e uma defesa para consideração de um J-juiz.

J-POLICIAIS

Cidadãos obtêm certificação qualificante para atuar em segurança/vigilância preventiva e ação em tempo real para evitar dano, efetuar apreenssão, restrição de liberdade domiciliar de causador do dano ou depois por ordem de J-juiz mediante prova de perigo. J-policiais utilizam métodos e armas não letais para evitar continuidade do dano. Podem atuar sem remuneração proporcionando segurança na área circundante a sua circulação diária; como segurança privado e/ou como policial em sistema financiado por seguridade judicial, voluntarismo em tempo parcial e/ou participação em fundos recuperados.

J-INVESTIGADORES

Cidadãos obtêm certificação qualificante para que possam investigar uma acusação baseado em crença e provas apresentadas por J-informantes, J-policiais e J-promotores. O objetivo é obter provas conclusivas de dano, premeditação e perigo como base para se obter reparação, multa e restrição de liberdade domiciliar.

J-PROMOTORES

Cidadãos obtêm certificação qualificante para que possam, baseado nas provas levantadas por J-investigador, acusar o causador do dano a um J-juiz que irá adicionalmente considerar a defesa do J-defensor.

J-DEFENSORES

Cidadãos obtêm certificação qualificante para que possam auxiliar na defesa de cidadãos acusados de dano.

J-JUIZES

Cidadãos obtém certificação qualificante para julgar caso de acusação de J-promotor e defesa de J-defensor. Avalia prova de dano, premeditação e perigo para determinar restituição, multa e restrição de liberdade domiciliar.