FALCÕES DA JUSTIÇA
Jusistem promove a certificação aberta de agentes da justiça, voluntários ou pagos por demanda, através de fundo-seguro judicial e/ou por performance com participação percentual em fundos recuperados. O objetivo é substituir os atuais ineficientes sistemas estatais nacionais por um sistema global com certificação aberta de agentes.

Certificação global de Agentes da Justiça como semi-profissionais ou profissionais,
pagos por demanda por Fundo-Seguro Judicial e por 5% da restituição de danos/multas em processo aberto a participação.

J-INFORMANTES

Cidadãos informam J-policiais, J-investigadores e/ou J-promotores sobre crença em dano causado a si mesmos ou a outros. Se possível devem obter certificação qualificante como J-informante para conceitualizar objetivamente os fatos, identificando com provas circunstanciais, testemunhais e/ou materiais o causador do dano, se houve premeditação e se há perigo de dano premeditado serial/frequente caracterizando probabilidade substancial de repetição futura do dano. Se a qualificação conceitual dos cidadãos é baixa, os agentes farão a conceituação adequada e após ouvirem a versão do causador do dano, decidirão se repassam a acusação a um J-promotor e J-defensor para que estes redijam uma acusação e uma defesa para consideração de um J-juiz.

J-POLICIAIS

Cidadãos obtêm certificação qualificante para atuar em segurança/vigilância preventiva e ação em tempo real para evitar dano, efetuar apreenssão, restrição de liberdade domiciliar de causador do dano ou depois por ordem de J-juiz mediante prova de perigo. J-policiais utilizam métodos e armas não letais para evitar continuidade do dano. Podem atuar sem remuneração proporcionando segurança na área circundante a sua circulação diária; como segurança privado e/ou como policial em sistema financiado por seguridade judicial, voluntarismo em tempo parcial e/ou participação em fundos recuperados.

J-INVESTIGADORES

Cidadãos obtêm certificação qualificante para que possam investigar uma acusação baseado em crença e provas apresentadas por J-informantes, J-policiais e J-promotores. O objetivo é obter provas conclusivas de dano, premeditação e perigo como base para se obter reparação, multa e restrição de liberdade domiciliar.

J-PROMOTORES

Cidadãos obtêm certificação qualificante para que possam, baseado nas provas levantadas por J-investigador, acusar o causador do dano a um J-juiz que irá adicionalmente considerar a defesa do J-defensor.

J-DEFENSORES

Cidadãos obtêm certificação qualificante para que possam auxiliar na defesa de cidadãos acusados de dano. J-Defensor profissional, semiprofissional, não profissional (incluindo o acusado) podem participar de julgamentos abertos online

J-JUIZES

Cidadãos obtém certificação qualificante para julgar caso de acusação de J-promotor e defesa de J-defensor. Avalia prova de dano, premeditação e perigo para determinar restituição, multa e restrição de liberdade domiciliar. J-Juiz (profissional / semiprofissional) e J-Jurado (não profissional) podem participar de julgamentos abertos online com peso de decisão proporcional à qualificação, experiência, credibilidade e mérito de formatação/fundamentação lógica do julgamento.
United Nations Statute
Globocean Constitution
United Lands Constitution
Solar Federation Constitution
Global-Earth-Solar Jurisdiction